domingo, 27 de novembro de 2011

RELÁTORIO DO PLANO DE AULA " CADA PESSOA TEM UMA HISTÓRIA"

APRESENTAÇÃO
Este relatório visa expor uma aula realizada com alunos do segundo ano do ensino fundamental da Escola Municipal Rozemar de Macedo Lima, localizada em Recife-Pe. Conforme a solicitação do professor Ricardo Pacheco da disciplina de Metodologia do ensino da História II, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. A finalidade é a difusão de metodologias inovadoras no ensino de história. Com isso, esta aula se baseou em um relato e contemplou o objetivo de que os alunos o compreendessem e principalmente o relacionem com o assunto “história da vida”e que aprendam o que é e como se faz. Com este, ficou exposto que as experiências da autora relato facilitaram a contextualização com as suas próprias experiências dos alunos, tornando assim o ensino de história prazeroso e dinâmico.

MÉTODOS E TÉCNICAS
            Antes de inserir o relato na aula com o tema “Cada pessoa tem uma história” foi usado, figuras, exercício até a utilização da referida metodologia dividida em quatro momentos. Primeiramente, para ativar os conhecimentos dos alunos, foram usadas figuras que retratavam uma criança e as fases da sua vida, para que assim os alunos refletissem entorno de tais fases.
            Após este momento, foi solicitado que os alunos respondessem um exercício que se intitulava “você lembra”? Para que fossem preenchendo conforme as suas lembranças desde o nascimento até a fase atual.
            No terceiro momento, foi feita a leitura do relato as perguntas destacando o conteúdo do mesmo, para com isso perceber a compreensão dos alunos frente a ele e o este representa.
            Por último, o convite para que os alunos produzissem um relato sobre um fato da sua vida, com o depoimento de uma pessoa que os conhece há muito tempo e que após socializassem com toda a turma.

RESULTADOS
            Os momentos vivenciados nesta etapa de forma geral foram satisfatórios, os alunos se envolveram do começo ao fim da aula, pois estes dependeram da participação dos mesmos e este foi um fator positivo e favorável ao desenvolvimento.
            Enfim, a forma como qual a aula foi guiada foi coerente e favoreceu a culminância que foi a criação dos relatos das crianças. Estas se envolveram questionando e respondendo as perguntas solicitadas e confeccionaram e, sobretudo entenderam a estrutura e como se faz um relato.

DISCUSSÃO
            A metodologia aplicada e o êxito da mesma é um exemplo que é possível unir aos conteúdos de histórias a uma forma inovadora e dinâmica de ensino que é o trabalho com o relato. Desta forma, é valida a divulgação da mesma.

Um comentário:

  1. Bom relatório,
    Uma proposta inovadora, mas poderias ter analisado os resultados com base na bibliografia da discuplina, em particular sobre os relatos orais.

    ResponderExcluir