domingo, 2 de outubro de 2011

INOVANDO O ENSINO DE HISTÓRIA

O plano que segue trata-se de uma sugestão de aula de história que envolve uma metodologia interessante que é a do relato. Segundo Larrosa:

(...) se o sentindo de quem somos foi construído narrativamente, em sua construção e em sua transformação terão um papel muito importante as histórias que ouvimos e lemos, assim como o funcionamento dessas histórias no interior de práticas sociais mais ou  menos institucionais, como, por exemplo, as práticas pedagógicas. (1996, p. 28).

Sendo assim, é válido que na sua prática pedagógica o professor valorize esta metodologia e a use em prol do conhecimento dos seus alunos, fazendo com que através das suas próprias experiências eles percebam e a contextualizem com os conceitos históricos a serem trabalhados no seu processo de aprendizado.


PLANO DE AULA

SÉRIE: 2º ANO
TEMA: CADA PESSOA TEM UMA HISTÓRIA
DURAÇÃO:  QUATRO HORAS
DISCIPLINAS: HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA
CONTEÚDO: HISTÓRIA DA VIDA

OBJETIVO GERAL:
            Propiciar uma situação de ensino com base no relato da história da vida de D. Ada Sales, com o objetivo de que os alunos compreendam e se relacionem com o assunto “história da vida” por meio das experiências da autora e com isso, contextualizar este fato com as suas próprias experiências. Com isso, contribuir no processo de associação dos conceitos históricos para alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Estimular os alunos a conhecerem o seu processo histórico fazendo uso de um relato;
·         Promover atividades para que os alunos relacionem o conteúdo trabalhado.

MATERIAL
·         Quadro branco
·         Pilot
·         Figuras
·         Relato
·         Lápis
·         Caderno


DESENVOLVIMENTO
1ª ETAPA ( 1 hora)
            Fixar no quadro imagens com as suas respectivas legendas da história da vida de uma menina chamada Maria Clara desde o nascimento até a sua idade (sete anos). Essas figuras totalizam seis gravuras, sendo:
1.      A mãe de Maria Clara grávida
2.      Festa do seu primeiro aniversário
3.      Clara brincando com seu cachorro aos dois anos
4.      Aprendendo a andar de bicicleta aos quatro anos
5.      Aos seis anos lendo sozinha o seu primeiro livro de história
6.      Clara indo para a escola aos sete anos.
Após traçar com os alunos e anotá-las no quadro a trajetória dos acontecimentos da vida de Maria Clara desde o seu nascimento até os dias atuais.

2
 º ETAPA (UMA HORA)
            Levantar os conhecimentos prévios dos alunos em torno do tema, por meio de perguntas e solicitações de exercícios “você se lembra...?”
1º) Desenhe, no caderno, um fato importante que aconteceu com você e que ficou guardado em sua lembrança.
2º) Escreva  a palavra que o melhor correspondente ao fato da sua história de vida que você desenhou anteriormente.
a)      engraçado        b) triste     c) alegre       d)estranho
3º) Identifique a idade que você tinha quando esse fato ocorreu e escreva-o no caderno.
4º) Mostre os colegas da turma o desenho que você produziu e explique a eles qual é o fato que está representado.
Depois, juntos, conversem sobre as questões a seguir.
·         Os alunos da sua turma desenharam fatos semelhantes ou diferentes? Por quê?
·         Em sua opinião, qual foi o fato mais interessante citado pelos alunos da turma? Por quê?

3º ETAPA (UMA HORA)
Conversar com os alunos que além de nossas lembranças, podemos descobrir um pouco mais sobre nossa história de vida por meio de conversas com as pessoas mais velhas, ouvindo os seus relatos sobre fatos ocorridos no passado.Como exemplo o relato de dona Ada Ale, de 78 anos. Por meio deste relato, sua filha Suze conheceu um fato que o correu na vida dela quando tinha quatro anos de idade.

RELATO

Eu tenho duas filhas: A Suze e Fátima.
Quando eram pequenas, elas eram o xodó da minha irmã Chaiane.
Minha irmã vivia fazendo agrados para as meninas. Sempre dava presentes, como brinquedos, roupinhas, doces e , às vezes, dinheiro.
Um dia, quando veio nos visitar, Chaine tirou da bolsa uma nota de 10 cruzeiros, deu na mão da Suze e disse:
_ Toma, Suze. Metade é para você e metade é para a Fátima.
A Suze, mais que depressa, rasgou a nota no meio e disse para sua irmã:
_ Toma Tata. A metade é sua.

Solicitar que os alunos se reúnam em duplas e conversem sobre as seguintes questões a seguir e exponham para a turma as suas opiniões.
1.      Qual deveria ter sido a atitude de Suze? Comente com os colegas.
2.      Em sua opinião como esse acontecimento pode ser considerado? Por quê?




4º MOMENTO (UMA HORA)

            Solicitar que os alunos escolham uma pessoa que os conheçam há bastante tempo e pedir que essas os contem um fato interessante que tenha ocorrido com eles no passado. Para que com isso construam um relato e da sua vida.

PERGUNTAS:

1.      Qual era a sua idade quando o fato aconteceu;
2.      Onde você estava;
3.      Que pessoas participaram desse fato.

Depois, se preferirem, ilustrem esse acontecimento com desenhos ou colagens.
Solicitar que os alunos tragam essas informações para a sala de aula e, de acordo com as orientações e com auxílio do professor, conte aos colegas o que descobriram e conheçam também as descobertas feitas por seus colegas.

AVALIAÇÃO

            A avaliação acontecerá no decorrer das atividades desenvolvidas e se dará de forma contínua no decorrer de todo o processo de aprendizagem em relação ao conteúdo estudado.        

                                                                                                         

Um comentário:

  1. Aula interessante; baseada no uso da oralidade, embora 'esta metodologia' não seja nomeada na justificativa do plano.
    Observações: as etapas me parecem aulas em separado, e não atividades de 1 hora da mesma aula;
    ou seja, me parece melhor que as atividades sejam realizadas uma em cada dia.

    ResponderExcluir